Pesquisando as Grandes Mantas de Yap
Amigos do Mergulho e de Yap, temos demorado mais do que o normal para postar as novidades de Yap em Português, mas esperamos retomar nosso ritmo até o final do ano, esperando que mais pessoas possam visitar nossa ilha do coração e suas maravilhas sub em 2014! Segue aqui mais um texto de B_rad sobre a pesquisa que Yap Divers/Manta Ray Bay Resort apoiam com entusiasmo sobre as mantas residentes e suas necessidades de conservação.
Julie Hartup esteve de volta à ilha no feriado de Ação de Graças para mais pesquisas sobre as mantas e coleta de dados, além de aproveitar a ilha em seu tempo livre.
Manta Ray Bay/Yap Divers ajuda neste projeto provendo fotos diárias para foto-identificação dos animais e mantendo um logbook sobre a interação com as mantas. Cada vez que uma manta é encontrada num mergulho, tenta-se fazer uma foto para identificação e notas mentais são feitas para o logbook, anotando seu comportamento e tudo o que é observado nelas: ferimentos,eventual gravidez, etc.
Conservação
Como parte da pesquisa de Julie, ela assiste a agência ambiental do Estado de Yap oferecendo seu conhecimento sobre nossas mantas que serve ao aprimoramento da legislação que as protege. Na semana de sua presença a agência organizou a primeira reunião para escrever as normas reguladoras do Santuário de Raias-Manta criado em 2008, com assistência jurídica do governo da Austrália.
Quanto mais soubermos sobre a história natural das mantas, mais poderemos fazer por sua adequada proteção.
Para Julie, descobrir os segredos da vida das mantas do Pacífico Sul se transformou em uma missão de vida.
Nesta semana em Yap ela trouxe seu equipamento para-laser para medir tamanhos e avaliar o crescimento de mantas já catalogadas em sua base de dados, bem como registrar dados de novos animais.
Uma de suas avistagens sub favoritas é de uma manta juvenil, cujo sexo ela ainda está tentando determinar.
No ano passado ela registrou um bebê manta, que reapareceu esta semana em seus registros – uma boa notícia para a população de mantas de Yap!
Monitoramento Remoto
Uma das muitas questões na pesquisa é: o que acontece no point de mergulho com as mantas quando não há ninguém mergulhando lá? Então, parte do planejamento de mergulho da semana tratou da instalação e posterior recuperação de câmeras de vídeo instaladas com pesos de mergulho na laguna de coral. A estação de limpeza principal, a estação antiga, a borda do canal principal e um par de lugares do tipo “aqui parece ser bom” 🙂 ficaram sob os olhares vigilantes das câmeras.
Mais de oito horas diárias de filmagem estão sendo obtidas nos recifes. Parte delas mostra exatamente a mesma coisa: mantas sendo limpas, tartarugas, peixes… mas a câmera na borda do canal descobriu uma surpresa.
Descobertas Inusitadas
A descob erta interessante do equipamento foi uma concentração de tubarões-cinzentos-de-recife em grande número no canal, com cortes recentes de atividade de acasalamento – outro indicador de como o mergulho em Yap é excitante.Para um pesquisador [e também para nós ambientalistas – nota de José Truda & Nalu] isso tudo são boas novas. Mantas-bebês e tubarões acasalando no canal… Parece que a presença de grandes animais nos mergulhos aqui na ilha só tende a crescer.
Na área externa do recife o equipamento mostra uma multitude de mantas entrando e temos visto “trens de acasalamento” entrando e saindo do canal. Essa atividade começa agora e continua até o próximo verão do Hemisfério Norte: mantas e mantas passando sobre nós todos os dias. Isso é Yap!