Manta Fest – Segundo Dia
A festa começou a esquentar no segundo dia do evento!
O dia começou com mais um nascer do sol espetacular visto do pier dos barcos.
Eu (Brad) não era o único a fotografar o raiar do dia – alguns dos participantes estavam lá trocando lentes e tirando suas próprias fotos enquanto o céu criava um caleidoscópio de mil cores antes de nosso café da manhã.
Nesta manhã saí no barco de Frank com Andy Schumacher , o câmera de vídeo oficial da Manta Fest Também a bordo estava a vencedora da competição de imagens do ano passado, Anke Rorbach, com alguns convidados novos da Europa.
Os Mergulhos de Hoje
Nos dedicamos hoje a fazer imagens em grande angular, aproveitando a água limpa em ambos os lados da ilha.
Começamos com um drift no canal desde o Oceano Pacífico e fizemos um fechamento numa parede profunda voltada para o Mar das Filipinas.
Os mergulhos de hoje deram a nossos convidados a oportunidade de começar a colecionar fotos cênicas do recife para a competição – e também desfrutar de drifts nas paredes externas do recife em água muito clara.
Este acima foi o nosso GRANDE encontro da manhã – uma arraia de cauda de pena.
Nosso guia de mergulho, Gordon, foi quem a sinalizou, e me virei para Anke para que ela pudesse tirar as primeiras fotos enquanto a arraia descansava atrás de um grande cabeço de coral.
Depois que alguns outros mergulhadores circularam em volta dela, a arraia resolveu se mover para fora de seu local de descanso e atravessou o canal. Essa é a maior arraia da espécie que já vi por aqui – se a puséssemos na caçamba da F-150 de Bill, sobraria arraia pra fora nos três lados!
Nosso segundo cilindro nos levou a águas ainda mais claras, em uma parede profunda. Nós descemos para fotografar um jardim de corais moles situado em uma rocha isolada, a uns 40 metros. Logo nossos computadores de mergulho começaram a soar, nossos pulsos acendendo e gritando conosco… mas pior foi Frank que desceu mais uns sete metros para fotografar umas gorgônias vermelho-brilhante. Todos terminamos o mergulho em segurança conforme os procedimentos, mas Frank teve de aturar uma parada de segurança de 40 minutos.
Tornando-se um fotógrafo melhor
A série de palestras educativas trouxe esta noite David Fleetham e o tema era “Usando Luz Natural”.
Aprendemos bastante sobre fotografar silhuetas e trabalhar com luz solar direta, sem flashes.
Técnicas de exposição com luz por trás do objeto da foto, com ajustes de f-stop, ISO e velocidade do obturador, além de trabalho com histogramas, foram parte da discussão. David preparou uma apresentação narrada com fotos suas e de Marty Snyderman que ilustram os resultados de técnicas boas e ruins, bem como as possibilidades que se abrem com o uso de luz natural.
No final da aula, tanto Marty como David responderam a perguntas, e parte das respostas foram dadas em um tutorial realizado no píer de mergulho e na piscina. Quem desejava informação adicional precisava apenas perguntar, e logo se via em instrução individual com Marty ou David com seus sistemas de câmera, lentes e manuais de usuário.
Pro Mídia
David fez uma palestra abrangente de naturalista, com fotografias sensacionais.
Aprendemos sobre a origem dos peixes, quantas espécies vivem em áreas determinadas do Pacífico, como e por que algumas espécies não ocorrem em certas áreas e mesmo por que outras se tornam endêmicas de determinados ambientes.
Em síntese, nos ganhamos uma versão para leigos sobre como os oceanos funcionam e sobre o que vive entre o Japão e a Califórnia, com fotos fabulosas para ilustrar tudo isso.
Logo após a apresentação de David, na mesa atrás de mim Frank já estava compartilhando seu conhecimento com um participoante, debruçado sobre um laptop com suas fotos.
A informação flui constantemente, da manhã na operadora até depois da janta em volta dos últimos drinques da noite.
Isso é o que acontece na Manta Fest – uma experiência em fotografia no estilo particular de Yap, e também muita festa. Estamos nos divertindo muito e fazendo amigos.
O pessoal está aproveitando bastante as informações passadas e os grupos estão começando a se misturar, dando a cada um a chance de mergulhar com cada profissional presente se assim o desejar.
Festa do Mergulho e da Fotografia
Julie festejou seu aniversário nesta noite.
Nós recém voltamos de Sunset Park a tempo da apresentação de mídia e de curtir os drinques de coco no Nautical Bar com os demais participantes da Manta Fest.
Amanhã os barcos de mergulho estarão indo para os points das mantas, para Vertigo ver os tubarões, e à tarde para os points macro, no aguardo de mais gente chegando – ray Bullion também estará aqui, completando a lista de profissionais palestrantes.
Não Fique de Fora em 2014!
Esta,os com 26 mergulhadores no quadro de mergulhos, alguns mais chegando hoje à noite… e mais de 40 recém-chegados no próximo final de semana.
A segunda semana da Manta Fest está lotada, com apenas poucos quartos tendo ficado vagos na primeira.
A cada ano a festa fica maior. Se você pensa em vir em 2014, é só usar seu teclado e dar um alô para Bill Acker, reservando seu lugar para o ano que vem. O Bill ajuda a organizar sua viagem com os melhores preços de passagem para a Micronésia. Para itinerários e sugestões sem compromisso, é só escrever para ele em bill@mantaray.com.