Manta Fest 2014!
Texto de: B_rad
Segunda-feira passada foi o dia oficial de abertura da Manta Fest, nosso evento anual de fotografia que celebra as mantas e a natureza marinha de Yap. A festa começou mesmo longe daqui, com os primeiros participantes se encontrando e trocando abraços no aeroporto de Manila e uma recepção informal a todos no salão de embarque em Guam na noite de sábado. Com nossos palestrantes profissionais da imagem enfim desembarcados, e passada a apreensão sobre se a bagagem deles havia chegado OK – coisa que aflige todo viajante internacional nos dias de hoje – e todo mundo de pés descalços pelas próximas duas semanas, a festa realmente começa.
As atividades começaram como acontece para os demais visitantes que se hospedam no Manta Ray Bay. Primeiro eles são apresentados à família que opera o resort e os mergulhos, uma bela recepção de boas-vindas para todos.
Mas 90% do grupo que veio para a Manta Fest são hóspedes que retornam, vindos da Suécia, Estados Unidos, Alemanha e Japão – e para muitos é a terceira ou quarta visita a Yap. E eles encontram tudo bem como estava antes. Mergulhos, tempo na piscina, workshops, palestras e bastante tempo no bar ao ar livre conversando sobre foto e vídeo sub com outros mergulhadores e profisisonais da imagem até a noite da premiação.
A cada dia há algo diferente em oferta no nosso evento de fotografia, tanto para os aficionados de dSLR ou não-dSLR.
O treinamento começa com manutenção e cuidados de equipamento e abrange tudo incluindo composição, uso de luz natural, cenários de exposição, histogramas, dicas de pós-captura e fotografia em silhueta, apenas para mencionar alguns tópicos.
No final da tarde. o pessoal se espalha pelo bar e há tanta conversa sobre fotografia que se consegue sempre aprender algo só estando sentado por ali tomando uma cerveja…
Há alguns anos de História do Mergulho nos dois lados da lente aqui. Bill Acker está indo para o Caribe daqui a algumas semanas para ser entronizado no Hall da Fama do Mergulho, que reconhece os pioneiros da atividade, por seu esforço em por Yap no mapa global e contribuir para a conservação das mantas residentes aqui.
O plano de mergulhos de hoje foi uma típica saída com Bill em seu barco grande, o Popou. Circunavegamos a ilha em volta de Rumung para uma hora apimentada em Vertigo, nosso point de tubarões, seguido de uma busca às sépias em Buenavista ao longo das paredes de coral, e finalmente um terceiro cilindro esvaziado em Yap Caverns.
Amanhã algumas das lanchas vão estar saindo para as estações de limpeza das mantas, e um par delas para o lado externo do recife para fotos em grande angular.
à medida em que as fotos começam a surgir o meu pendrive vai rodar para que eu possa postar aqui as imagens mais quentes de nossos convidados.
As categorias do concurso este ano são:
* Animais Grandes
* Cenas do Recife
* Macro
* A Ilha e A Cultura
Estas semanas são as ideais para uma viagem única a Yap; há pedidos de mergulhos diferentes, muito papo sobre fotografia e aprendizado de técnicas avançadas, passeios por terra e experiências tradicionais para todos e, óbvio, muita cerveja gelada.
Fique ligado aqui para mais atualizações!