Bem-Vindos de Volta a Yap!
Nosso primeiro dia, por incrível que pareça, não foi dedicado ao mergulho. Como eu já disse em outros posts por aqui, Yap tem muito a oferecer também através de sua cultura única, e tivemos o privilégio do convite para assistir uma celebração de dança de uma das vilas tradicionais da ilha, Adbuwe´Weloy, na qual a família de Bill e Patricia estava participando. Existem a cada semana demonstrações de dança para turistas, feitas em uma das vilas tradicionais da ilha, mas em geral esse evento anual que acontece em julho é restrito ao povo local; foi mesmo uma grande honra termos sido convidados, e mais ainda termos sido tão bem recebidos pelo pessoal da vila.
Claro que fizemos muitas fotos, uma delas está aqui, mas é muito difícil conseguir retratar a beleza de uma festa onde meninos e meninas dançam celebrando as tradições das ilhas que compõem o Estado de Yap. Um esforço das lideranças locais, em especial dos chefes das vilas, para que a cultura siga viva através dos mais novos.
Aproveitamos o restante do dia para por a conversa em dia com nossos amigos de Yap e descansar para estarmos prontos pro mergulho na manhã seguinte… e, claro, mergulhar aqui não decepciona o visitante nunca. Nosso primeiro point da estada aqui foi Vertigo, na parede externa da laguna de coral, visitando os tubarões que se concentram ali na borda do azul.
Depois de um segundo mergulho em Slow´n´Easy, com direito a polvos, peixes-cachimbo e a diversão oferecida pelos góbios e seus lagostins “de estimação” que fazem a manutenção das diminutas tocas, retornamos ao Manta Ray Bay Resort para receber os chefes tradicionais responsáveis pela celebração de ontem e agradecer a gentileza do convite. Foi uma oportunidade de aprender mais ainda sobre a cultura de Yap, em que eu pude passar um longo tempo conversando com vários deles, em especial com o Chefe James que me contou histórias locais e explicou o esforço conjunto dos líderes para manter a cultura local viva através das novas gerações, e também para preservar o ambiente marinho da laguna de coral através de uma área protegida que é gerida e fiscalizada pela própria comunidade.
Um par de dias realmente cheios em nossa chegada, em que a saudação de Welcome Home – Bem-Vindos de Volta à Casa, que ouvimos de tantos amigos aqui, foi para mim e Nalu mais uma mostra de que escolhemos bem nosso lugar preferido no planeta.
Bom, hora de parar de escrever e encarar as “dificuldades” de nosso apartamento no Manta Ray Bay Resort… onde a plunge pool de nosso jardim privativo nos espera. Nossos anfitriões não cansam de nos mimar, estamos mais do que nos sentindo em casa. Mais notícias ao longo da semana!








































What others say
Demais Truda! Obrigada por compartilhar essa experiência maravilhosa que faz a gente sonhar em estar aí um dia. Abraços!