Eu Sentencio Vocês…
Nota de José Truda: Muitos de nossos amigos no Brasil que não lêem Inglês ficaram curiosos com o post feito pelo Bill Acker sobre o nosso casamento em Yap. Com desculpas pela demora, aqui vai uma tradução do texto – hilário porém fiel – que o Bill preparou contando como foi a nossa belíssima festa por lá!
Texto de: Bill Acker
“Eu Sentencio Vocês…” com essas palavras, o Juiz Associado da Corte Estadual de Justiça de Yap, Cyprian Mungubey, declarou nossos bons amigos do Brasil – José Truda Palazzo e Nalu Machado – marido e mulher. Obviamente uma bela piada dele, que se encaixou perfeitamente no espírito de todo aquele dia. Este casamento teve lugar em nossa casa, e minha esposa Patricia, minha filha Numie e vários de nossos funcionários no Manta Ray Bay Resort fizeram todo o possível para que esta fosse a melhor festa de todas. Foi uma verdadeira celebração de um novo começo para nossos amigos e uma oportunidade para compartilharmos nossa hospitalidade com eles. O casamento aconteceu em 31 de Maio, mas como de hábito eu estou atrasado em postar aqui no Blog. Como desculpa vale dizer que eu e Patricia viajamos na noite de 1o. de Junho para uma viagem de duas semanas aos Estados Unidos, para visitar minha família no Texas, participar do Long Beach SCUBA Show e passar uma semana com nosso filho mais velho, Nathan, que é fuzileiro naval lotado em Camp Pendleton.
Mas voltando ao assunto deste post, a celebração em nossa casa. Como mencionei acima, muitos de nossos funcionários trabalharam durante semanas preparando o jardim, organizando o casamento e então se juntando a nós em uma grande FESTA!
Nossa cozinha ao ar livre, mais conhecida como a “chão de terra”, foi o lugar da comida e da cerveja. O menu foi extenso demais para listar aqui mas incluiu frango assado, costeletas de porco grelhadas, presunto cozido, caranguejos locais, diversos pratos de peixe e um monte de outras delícias locais. A equipe também montou a tenda da nossa Cervejaria Stone Money para o caso de chover, mas como vocês verão nas fotos, tivemos um belíssimo dia tropical. Deus estava sorrindo para nós.
Enquanto os rapazes se encarregavam do churrasco e das decorações de última hora, Nalu se pôs a ensinar as garotas como fazer caipirinhas, o drinque nacional do Brasil. Abaixo à esquerda, Nalu trabalhando com Stella Laamar e os ingredientes mágicos. Ao centro: não demorou muito para a multidão aumentar. à direita, a Nalu não parece ter se importado com o trabalho; afinal, em mais uma hora, ela viraria a Sra. Palazzo.
Enquanto o workshop de caipirinha continuava, outros trabalhavam nos detalhes da cerimônia. Abaixo à esquerda vemos helen Limed, Numie Acker e Michael Rangabay trabalhando no arco de flores do casamento. Ao centro, Carmen Dugwen preparando nossa aia carregadora de flores, enquanto na foto da direita temos, da esquerda para a direita, Theo Gumang, Numie Acker, Jessie Boston, Thomas Moon, Selma Single e Enny Firharaen trabalhando nos assentos para os convidados.
Enfim a hora chegou para pararmos o que estávamos fazendo e devotar nossa atenção aos amigos que viajaram de tão longe para estar conosco e aqui compartilhar esse momento mágico de suas vidas. O Juiz Mungubey realizou a cerimônia enquanto a família e os amigos se sentaram para testemunhar.
à esquerda abaixo, temos a longa marcha que deu início ao evento, acompanhada da aia de flores Piyon Ranganbay, filha de Carmen Dugwen (nossa contadora) e Mike Ranganbay (um de nossos divemasters principais), e o carregador das alianças Jeremy Gootmag (sobrinho de Numie Acker). Ao centro: a cerimônia teve lugar sob um arco decorado com flores tropicais frescas de nosso jardim, e com o Oceano Pacífico como pano de fundo, concluindo com o beijo tradicional, à direita.
Não tenho certeza se quem estava mais feliz eram os recém-casados ou nós. Como vocês podem ver das imagens abaixo da esquerda para a direita, eu estava vestido a rigor (ao menos a rigor conforme cabível em Yap) enquanto Numie, seu marido Ruwie e filha Bubu testavam o arco e Patrícia trocava cumprimentos com Nalu à direita.
Com tudo isso feito, era hora de festejar com o som de Tim e Tim, cuja banda se chama Blue Nation. Um deles é um parente próximo e o outro é um bom amigo, e juntos eles fazem a banda da casa do Manta Ray Bay; na minha opinião, eles são os melhores da ilha. Das 3 da tarde até tarde da noite eles nos brindaram com música para dançar sem parar. Aqui vão algumas fotos deles. À esquerda, se preparando. Na foto do centro, se plugando com a ajuda de nosso homem de TI, Jude Pedrosa, um sujeito que eu chamo simplesmente de “MacGyver” por sua capacidade de arrumar/fabricar/fazer qualquer coisa. à direita estão os dois prontos para esquentar seus instrumentos e fazer a festa bombar.
A pista de danças foi aberta pelos recém-casados. Nalu diz que José dança como um sapo, sempre pulando ao redor (eu odiaria saber o que ela pensa do MEU jeito de dançar). Se eles perderam alguma música para dançar em todo o dia/noite, eu não lembro. As suas maravilhosas roupas brancas tiveram que ser penduradas na rua para secar antes de fazer as malas!
Abaixo à esquerda, nós nunca estávamos bem certos sobre com quem o Jan Sledsens, nosso Gerente de Operações de Mergulho, estava dançando. Na foto do meio, Patricia está no meio do grupo – para minha sorte eu não apareço na foto. A Nalu parece ter perdido o José temporariamente, enquanto o suor na camisa do Mike prova que ele também não perdeu muitas músicas para dançar. Aqui ele aparece dançando com nossa sobrinha April Laabrug. À direita se vê Ruth tentando explicar o que é dançar para seu marido Detlef Trux, nosso Gerente de Alimentos e Bebidas, e Jan dançando com ao menos três moças incluindo minha esposa Patricia, sobrinha April e Stela Laamar; enquanto pode-se afirmar que os melhores dançarinos da noite eram aquelas duas crianças no canto esquerdo da foto (Jeremy e Dina). Eu fiquei com ciúmes dos seus movimentos.
Para encerrar, deixo vocês com algumas fotos finais. Desnecessário dizer que todos partiram felizes e satisfeitos. Abaixo à esquerda, Ruth está tentando explicar a Caipirinha para Detlef enquanto Jan e Leslie, a esposa de “MacGyver” e nossa gerente da loja de souvenires, presta atenção. À direita, fique atento: beber caipirinhas demais pode fazer isso com você.
Selma Single sonhando com o dia de seu casamento?
Esta não precisa de legenda.
Nosso cortador oficial da família, meu cunhado Bernard Gorong, se preparando para trabalhar na galinha assada, sob a supervisão de sua esposa Martina Leelung.
Última Imagem: Não agarre ela ainda, José, vai haver tempo pra isso depois.
Nota final de José Truda e Nalu: nosso casamento foi mesmo de sonho, graças não apenas ao lugar indescritível, mas principalmente graças à hospitalidade, à simpatia e à generosidade da nossa família em Yap, os Ackers, e todos nossos amigos por lá. Esperamos ao longo dos anos poder retornar SEMPRE a Yap, levando nossos amigos brasileiros e nossas famílias daqui para compartilhar de toda essa beleza que emana da Natureza e das pessoas de Yap. KAMMAGAR!